sexta-feira, 9 de maio de 2014

A genética...

Pensar em genética, me vem imediatamente o nome geneticista. Quase que um esteticista dos genes. A genética é a grande questão e a grande resposta pra tudo. Ou quase tudo.

O seu cabelo tá caindo? Genética, meu amigo. Sua bunda está cheia de celulite? Genética, minha amiga. Cabelo bom? Genética de japonês. Musculatura definida? Genética dos negros. Enfim, a culpa é dos pais, dos avós, de toda a sua descendência, desde Adão e Eva. Acho até que a costela de Adão já tinha o gene da celulite e isso foi armação da cobra.

Hoje as grandes esperanças científicas da medicina estão baseadas na genética. A cura do câncer, da calvície, da Aids, da gripe, das viroses, enfim, de tudo o que dá de errado no nosso organismo. Errado? Bem, tirando as doenças, as questões estéticas são meros devaneios dos Narcisos. E o pior inimigo dos Narcisos são os próprios Narcisos.

Não existe ser humano perfeito, se não tem problema por fora, tem por dentro. Existe gosto pra tudo, pra gente baixa, alta, magra, gorda, cabeluda, careca, com celulite, com estria, com peito grande, com peito pequeno, sem peito, novo, velho, rico, pobre, inteligente, não muito inteligente, branco, negro, amarelo, verde, azul, genioso, amável, que transa todos os dias, que transa uma vez por semana, ou uma vez por mês, ou até os que não são muito chegados nas questões carnais.

Eu me lembro adolescente, super preocupado com os cabelos que caíam. Era o fim do mundo, uma facada na vaidade numa época onde isso faz toda a diferença. Hoje eu passo máquina 1 e tô feliz da vida.

Isso tudo pra dizer que o importante é a gente se gostar como é, sem mais nem menos. A perfeição em uma só pessoa é perfeitamente impossível, no meu ponto de vista. Nada desse negócio de ficam alisando cabelo crespo, enrolando cabelo liso. O ser humano é especial com as características genéticas que lhes são peculiares. E é essa mistura que torna a coisa boa.

Deixe a genética cuidar de doenças e vai cuidar de ser feliz!

Um comentário:

  1. E a ciência mais nova, mais especificamente a nova Biologia, mostra hoje que a genética, nosso DNA é apenas uma pequena parte da história porque há diversos fatores que alteram a realidade genética de cada um, como o ambiente em que se vive, as interações emocionais que se tem, o alimento que se come. Não somos escravos dos nossos genes, já nem isso podemos usar de desculpas. Nos redefinimos a cada instante de vida. Isso reforça seu manifesto: Temos que nos cuidar e cuidarmos de ser felizes!
    Beijos

    ResponderExcluir