segunda-feira, 26 de maio de 2014

Acorda Brasil!!!!

Eu venho acompanhando as manifestações no Brasil, assim como a maioria dos brasileiros. E as demandas são diversas. É aumento de salário, condições de trabalho, aumento das tarifas do transporte público, gastos com a Copa do Mundo no Brasil e por aí vai. O povo está descobrindo o seu poder de mobilização, seja através dos sindicatos, seja através das redes sociais ou seja por insatisfação pessoal. Há de tudo. Mas a maioria é de reivindicações de classe, não pelo Brasil, não pelos brasileiros. Cada um pensa no seu e não no coletivo maior que é o país.

Porém, pouco se fala sobre a corrupção, o custo dos políticos e da máquina do Governo. Em uma rápida pesquisa, há como levantar alguns números de arrepiar. Em 2013, só em impostos, o brasileiro pagou algo em torno de 1.7 trilhão de reais. É uma montanha de dinheiro que daria para consertar todo o sistema de saúde, educação, transportes e infra-estrutura do país. No entanto, 8.6 bilhões vão para sustentar o elefante branco e gordo que é o Congresso Nacional. O custo médio de 1 político no Brasil é de 117 mil mensais, o mais caro do mundo! E temos mais de 60 mil políticos.  Ou seja, esse povo custa por volta de 85 bilhões ao ano. Só em corrupção, segundo a ONU, anualmente vai pro ralo mais de 200 bilhões. Por aí a gente percebe onde está o problema.

Um político deve ganhar um salário compatível com a realidade dos brasileiros, é necessário cortar todos os benefícios atrelados ao cargo que não estejam disponíveis a todos os brasileiros, deve ser obrigado a utilizar o sistema de saúde que eles mesmos disponibilizam para a população (o SUS) ou pagar um particular do próprio bolso, tem que ter nível superior para pleitear o cargo, ficha limpa e conduta imaculada. Os brasileiros pagam impostos que tem de ser revertidos em benefícios para a população.

As manifestações são um caminho plausível para essa conquista. A imprensa livre e a liberdade de expressão também. Mas uma manifestação tem um limite muito tênue com uma massa de manobra política. Eis o perigo.

O governo praticamente não tem oposição. Faz o que quer e como quer. As manifestações (ainda muito fracas) são ofuscadas por cenas de vandalismo. É assim que os países de primeiro mundo nos vê. Os brasileiros que morrem nos corredores de hospitais públicos são os mesmos que votam no governo que mantém sistemas de saúde precários e programas sociais populescos e eleitoreiros. Político não quer resolver os problemas do país. Quer voto, pois voto=dinheiro=poder. Os poucos que conseguiram quebrar esse paradigma, alguns ministros do supremo, ainda tem de ouvir de um ex-presidente em entrevista internacional, que é tudo político, ou seja, temos uma corte suprema que decide contra a moral e a ética.

Ser político deveria ser uma meta pessoal e de idealismo em ajudar o país a crescer, não de enriquecer a si próprio. Há países em que o políticos não ganham salário ou ganham um salário mínimo.

O Brasil tem condições e dinheiro. Não tem é vergonha na cara! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário