sexta-feira, 9 de maio de 2014

O Planeta Terra...

Ouço muito dizer que o planeta está se acabando e se nós, seres humanos, não fizermos algo não restará planeta ou condições adequadas de vida para as futuras gerações. Mas então, me vem essa frase (ou algo parecido com isso) que eu li em algum lugar:

"Pensamos muito em que tipo de planeta deixaremos para os nossos filhos, mas não pensamos em que tipo de filhos deixaremos para o nosso planeta."

Recentemente eu vi no History Channel um documentário chamado: "A vida depois dos seres humanos". Nesse documentário eram trabalhadas várias hipóteses do que aconteceria com o planeta se os seres humanos, de uma hora pra outra, deixassem de existir. Em pouco tempo não sobraria muitos vestígios que pudessem comprovar que um dia realmente existirmos. Porque? Simplesmente porque o planeta é infinitamente mais forte que o ser humano. Prova disso é que já passou por diversas transformações ao longos dos milhões de anos e se tornou cada vez mais bonito.

Eu penso que existe uma grande hipocrisia sobre este assunto de salvar o planeta e de sustentabilidade.

Vejamos o exemplo das empresas. Grandes empresas nos últimos anos vêm abraçando causas sustentáveis, e as colocando como um posicionamento de marca. Existe a "Empresa da sustentabilidade", a "Empresa que cuida das florestas", a "Empresa que ajuda a capacitar os povos menos favorecidos", ensinando a extrair da natureza seu sustento através de um manuseio sustentável e renovável. Vamos ser razoáveis. 

Grandes empresas existem para gerar lucro aos seus acionistas. Ponto. Se ela gera lucro ajudando a comunidade ou não, isto é secundário. O lucro é o foco. O lucro é a missão da empresa. O lucro e seus derivados, são seus valores. Se ser sustentável não gerasse lucro, empresa nenhuma o seria e muito menos se posicionaria como tal.

Muita gente se preocupa com o planeta, não por causa do planeta em si, mas pelo fato de que, se não existir planeta ou condições de sobrevivência, o ser humano perecerá. Se a destruição das florestas não afetasse a vida do planeta, a maioria não iria querer salvar nada. Isso é o egoísmo do ser humano, salvar a si mesmo.

Eu acredito que existam pessoas com causas nobres em relação ao planeta e que de fato pensam nele. Mas a maioria está preocupada se vamos sobreviver a destruição que causamos e quanto tempo ainda teremos para usurpar um pouquinho mais o planeta.

Como foi bem dito no filme Matrix, o ser humano tem todas as características de um vírus que se propaga e destrói tudo o que encontra pela frente, infectando todo o sistema. Em biologia, diríamos tratar-se de parasitismo e não de mutualismo.

Portanto, daqui há décadas ou há centenas de anos, talvez não exista mais a espécie humana. Mas com toda a certeza, existirá o Planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário