quarta-feira, 14 de maio de 2014

O olhar do observador...

Hoje eu tinha um tempinho livre na parte da tarde e resolvi passear com a Meg, minha cachorra. Para ser sincero eu tenho um tanto de preguiça de sair com ela, apesar de quando estamos juntos no meio das árvores eu até que gosto bastante. Na verdade, o que eu não gosto é de levar ela pra fazer exercícios, tantas voltas na praça ou tanto tempo caminhando. Não. Eu gosto de passear prestando atenção nas coisas, e isso não se consegue cronometrando no relógio ou tendo que ficar girando numa praça arborizada

Eu gosto de caminhar olhando as árvores, os passarinhos, prestando atenção nos detalhes da natureza. Sou daqueles que presta atenção em formigas quando elas seguem em sua labuta interminável, levando mantimentos para o ninho, em filas métricas e geometricamente precisas. Meus ouvidos ficam mais aguçados para um pio de passarinhos recém saídos dos ovos, em seus ninhos, clamando por uma gorda e suculenta (?) larva. Observo o verde das árvores e pego uma folha, esmago-a nos dedos para sentir o cheiro que exala. Vejo as várias tonalidades de verdes, azuis, vermelhos e amarelos que compõe a praça perto de onde eu moro.

Por ser um observador atento, eu descubro flores pelo caminho. Literalmente. E quando as encontro, paro sem pressa nenhuma me agaixo e fico observando os detalhes das cores, das formas e me perguntando do porquê dela ter nascido assim, sozinha, longe de qualquer outra da espécie. Eu regojizo-me com a natureza. E para que isso aconteça, é preciso calma e passos tranquilos.

Há muitos anos atrás, eu me lembro que ia no sítio de uma tia e lá havia uma bela cachoeira que desaguava de um lago artificial. Eu adorava ir lá para tomar um banho gelado e depois deitar na grama, onde, sem muita cerimônia, as borboletas vinhas beber as gotas de água do meu corpo ainda molhado pela ducha de água pura e cristalina. E eu ficava imóvel só para não incomodá-las e as ficava observando. Eu sou um homem de atenção, com um olhar observador.

Existe um livro chamado "O Senhor das 3 Energias - Ensinamentos de Mathetes Gurco, Homem de Atenção", que trabalha o tema do olhar atento. É um livro filosófico que nos mostra o quanto é importante estarmos em um estado de atenção. Vejam bem, não confundam com um estado de alerta, rígido, mas sim um estado onde os canais estão abertos para captar e perceber as energias do mundo, sendo elas das coisas, das pessoas, da natureza, de tudo. A mente, a emoção e o físico são as 3 energias

Ao olhar do observador atento, nada passa, tudo se transforma em mensagens. Umas estéticas, umas inusitadas (como a imagem acima, do coração criado entre as árvores), umas sensoriais, mas todas com um significado maior do que simplesmente o que se vê.

Eu observo e procuro o entendimento do que vejo e depois do entendimento deverá vir o uso prático do que se entendeu. Pois o sábio é aquele que pratica o conhecimento e o tolo é aquele que apenas o acumula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário