quinta-feira, 29 de maio de 2014

Nossas escolhas...

Depois de muita caminhada eu aprendi que o caminho certo é sempre o seu caminho, não o do outro. É comum a gente ficar pensando se deveria ter feito isso ou aquilo, ter dado aquele passo, ter ficado naquele emprego. Mas daí, você vai juntando os pedaços e descobrindo que todos eles seriam certos. Louco, né? Não importa qual a decisão, ela sempre será a certa, pode apostar. Eu sempre penso que existe uma orquestra lá em cima que comanda o show, nos orienta e nos move a afinar nossos instrumentos. 

Poucas coisas na vida eu me arrependo de ter feito. Poucas. Às vezes eu posso até achar que a forma poderia ter sido diferente, mas não a decisão. Pois é muito fácil a gente olhar para o passado e querer avaliá-lo com a cabeça do presente. Tanto já passou, tanta água rolou por debaixo da ponte que é no mínimo injusto fazer isso. Acho que tudo o que foi feito, nos trouxe uma lição, uma aprendizagem especial, que não poderia ter sido de outra forma. Aliás, só somos o que somos hoje, por todas as escolhas que fizemos. Elas até poderiam ser diferentes. Mas nós seríamos diferentes também. Seguiríamos outro caminho, talvez completamente inusitado.

Tome uma decisão! Qualquer que seja ela, você estará certo! O importante é tomá-la. A indecisão mata aos poucos. A indecisão nos consome por dentro e adia o novo caminho. Não se iluda: toda escolha implica em renunciar a algo. Toda escolha implica em correr riscos. Renuncie, abra mão, deixe ir, desapegue, corra riscos. Muitas vezes eu fui (e ainda sou) julgado pelas decisões que tomei, pelos riscos que corri. A gente nunca vai acertar todas, mas vai aprender muito todas as vezes. E eu acho que estamos aqui para aprender sempre e não acertar de vez em quando. O erro às vezes traz uma carga emocional que solidifica o aprendizado.

Muitas pessoas fazem planos para daqui há 5 ou 10 anos. Isso serve pra elas. Eu deixei de pensar muito no futuro, penso mais no presente. Eu procuro me ocupar com a coisa só quando ela acontece. Já dizia um certo provérbio que diz: Se o problema é grande demais, não adianta pensar nele. E se ele é pequeno demais, não vale à pena pensar nele.

Eu faço o meu melhor e deixo o resto com a vida, Deus, anjo da guarda, amigos espirituais, ou qualquer nome que você queira dar a essa energia que nos rodeia. Eu não busco preencher as expectativas das pessoas, pois a gente nunca consegue isso. Se alguém espera algo de você, isso é um problema dela, não seu. Inconsequência? Loucura? Insensatez? Não julgue. Julgar não faz parte do aprender. E às vezes para aprender uma lição a gente precisa cair, se desarmar, nos tornarmos mais humildes. 

Às vezes só na escuridão a gente aprende o que é luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário